quinta-feira, 4 de março de 2010

#

O Sporting e a Selecção

Último jogo de preparação para o Mundial da África do Sul, com Portugal a vencer a China por 2-0. Foram 4 os jogadores do Sporting convocados e  utilizados (curiosamente todos começaram com suplentes) no jogo desta quarta-feira: Liedson, Moutinho, Pedro Mendes e Tonel (chamado à última hora para substituir Ricardo Carvalho). Jogaram ainda pelos sub-23 Rui Patrício e Carlos Saleiro. Para uma equipa que não tem qualidade como se disse por aí durante tantas semanas, algo de errado se passa aqui, ou as selecções nacionais estão muito fracas ou realmente o plantel do Sporting tem mais qualidade individual do que se apregoa por aí...

Na minha opinião a verdade anda aí pelo meio, mas o que importa reconhecer é o papel fundamental que o Sporting tem tido nos últimos anos da formação de jogadores e na sustentabilidade das selecções nacionais. Podendo ser contestada esta política em que os jogadores não são apenas activos transaccionáveis e em que a nacionalidade portuguesa é defendida tem ajudado a servir de contra-corrente em relação ao que se passa noutros clubes portugueses.

Não deixa de ser irónico ver adeptos benfiquistas indignados com as escolhas de Queirós para a Selecção Nacional quando a política de aquisições do Benfica tem privilegiado os "activos" provenientes da América do Sul. É realmente um Benfica muito diferente do Benfica de outras décadas e são neste momento muito poucos os seleccionáveis para a Selecção Nacional.

É evidente que nos dias de hoje esta coisa das nacionalidades vale o que vale, e que isto de ter jogadores portugueses, muitos deles formados no próprio clube, facilmente se dilui na espuma dos dias consumido pelas vitórias e derrotas e pelos pontos obtidos.

0 comentários:

Enviar um comentário